domingo, 15 de outubro de 2017

JESSÉ SOUZA E A ELITE DO ATRASO


Em “A elite do atraso: da escravidão à lava jato”, o sociólogo Jessé Souza defende a tese de que a elite brasileira, leia-se oligarquia, para assegurar seus privilégios, nunca teve compromisso com um projeto de desenvolvimento para o país. Segundo o sociólogo, com a ascensão da classe média nos anos 30, a elite tratou de capturar esta classe por meio de um acordo que visava somente garantir seus privilégios de classe dominante, em direta contradição aos interesses gerais da sociedade. Para isso formou um quadro de profissionais técnicos e especializados subjugados e oriundos da classe média, bem como açambarcou toda opinião pública, por meio do controle da imprensa e da formação de uma intelectualidade servil. É neste contexto que surge a USP, encarregada de elaborar o pensamento da formação da sociedade brasileira forjado sobre bases equivocadas – o patrimonialismo e o populismo – quando o que a caracteriza, de fato, é a escravocracia. Tal ideologia de verniz universitário contaminou toda a intelectualidade, sendo reproduzida indiscriminadamente tanto pela direita quanto pela esquerda, e desviou o foco dos verdadeiros problemas sociais. Sobre Sérgio Buarque de Hollanda e Raimundo Faoro, Jessé Souza em entrevista concedida ao vlog o Cafézinho não tem meias palavras: "Se você lê os caras (...) um liberalismo mais conservador, mais absurdo, mais pueril, mais superficial, mais mal feito do que desses caras, impossível!!!" (Jessé de Souza). 

É preciso muita coragem para um intelectual no Brasil criticar o totalitarismo desta igreja, denominada USP, que aqui chamamos de Santo Ofício Universal do Estado de São Paulo. Recusar-se ao beija-mão submisso, ao clientelismo autoritário, ao culto da autoridade, à reverência à hierarquia, ao assédio moral e até mesmo sexual, sob a sanção da USP, é o mesmo que ser excomungado de todos os círculos acadêmicos em âmbito nacional. Não é à toa que a USP é tão recalcitrante ao sistema de cotas, encontrando apoio até mesmo nos seus quadros de intelectuais supostamente de esquerda.

Jessé Souza é também autor de “A Tolice da Inteligência Brasileira” e “A Radiografia do Golpe” e pode ser considerado um dos intelectuais brasileiros mais importantes da atualidade. Portanto, o livro “A elite do atraso: da escravidão à lava jato” é imprescindível para entender a fundo as formas de dominação no Brasil, da produção ideológica e a própria sociedade brasileira, após cem anos de mentiras. Já é leitura obrigatória.

A ELITE DO ATRASO: DA ESCRAVIDÃO À LAVA JATO
Editora LeYa Brasil: São Paulo, 2017. (240 páginas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário