quarta-feira, 1 de agosto de 2018

AS ORIGENS DO IÍDICHE - LINGUAGEM, GENÉTICA E GEOGRAFIA

Nova tecnologia de DNA traça as origens do iídiche na... Turquia


Dados genéticos mostram que falantes da língua judaica iídiche vieram de antigas encruzilhadas da Rota da Seda e podem ter sido comerciantes

Uma nova tecnologia de análise de DNA mostra que o iídiche, a linguagem histórica dos judeus asquenazes, pode ter se originado no nordeste da Turquia, de acordo com um estudo realizado pelo pesquisador israelense Dr. Eran Elhaik, da Universidade de Sheffield.

O estudo publicado na revista científica Genome Biology utilizou uma ferramenta de pesquisa, a Estrutura Geográfica da População (Geographic Population Structure - GPS), para localizar as origens do DNA dos falantes do iídiche.


"Nós identificamos 367 pessoas que alegam ter dois pais judeus asquenazitas e os dividimos em pessoas cujos pais só falam iídiche e os que não falam o dialeto", disse Elhaik.

Os resultados, segundo o pesquisador, mostraram que muitos deles vieram da vizinhança de quatro aldeias antigas no norte da Turquia, cujos nomes são visivelmente semelhantes a "Ashkenaz" - Askenaz, Eskenaz, Ashanaz e Ashkuz -, todas localizadas perto de uma encruzilhada da antiga Rota da Seda.


Os pesquisadores concluíram que o iídiche pode ter sido inventado por judeus iranianos e eslavos, que negociavam na Rota da Seda, por volta do século IX.

"Conseguimos prever a possível localização ancestral onde o iídiche se originou há mais de mil anos - uma questão que os linguistas vêm debatendo há décadas", disse Elhaik.

“O nordeste da Turquia é o único lugar no mundo onde estes nomes de lugares existem - o que implica fortemente que o iídiche foi estabelecido em torno do primeiro milênio, em uma época em que os comerciantes judeus operavam a Rota da Seda, transportando mercadorias da Ásia para a Europa e exercendo o monopólio do comércio.



“Eles inventaram o iídiche - uma língua secreta que poucos podem falar ou entender, além dos judeus. Nossas descobertas estão de acordo com uma teoria alternativa, que atribui ao iídiche uma origem iraniana, turca e eslava, e explica por que o iídiche contém 251 palavras para os termos "comprar" e "vender". Isso é o que poderíamos esperar de uma linguagem de comerciantes experientes”.


Como os judeus se espalharam por toda a Europa, o estudo sugere que sua língua adquiriu palavras de outras línguas no continente, principalmente o alemão.

“O iídiche é uma língua tão maravilhosa e complexa que foi inapropriadamente chamada de 'mau alemão', por seus falantes nativos e não nativos, porque a língua consiste em palavras alemãs inventadas e uma gramática não alemã”, disse Elhaik.

“O iídiche é verdadeiramente uma combinação de palavras alemãs familiares e adaptadas, utilizando-se a gramática eslava.”

Elhaik disse que espera poder refinar e melhorar a tecnologia, que atualmente pode analisar dados do último milênio.

"Provavelmente faremos um bom trabalho de 2.000 a 10.000 anos atrás, devido à disponibilidade do DNA desses períodos", conclui ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário